Teresina, 20 de Novembro de 2017

Notícia Ver todas

IPMT destaca a força do outubro rosa em palestra

26/10/2017 - 11h10

Dando continuidade as atividades em alusão ao “outubro rosa” e em comemoração ao dia do servidor público, o IPMT promoveu na manhã de hoje (26), no auditório da Secretaria Municipal  de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) uma palestra com a mastologista, Gina Zorina, falando sobre os cuidados, tratamento e prevenção do câncer de mama.

 

Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de tirarem dúvidas e conhecerem um pouco mais sobre a doença, os fatores de risco, a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de mama. “O enfrentamento é o começo de tudo, os pacientes não devem ter medo de procurar tratamento e se prevenir, pois o câncer de mama tem cura”, comentou Gina Zorina.

 

Na oportunidade a especialista comentou que “apesar do alto risco da doença, se descoberta precocemente, a chance de recuperação chega a 95%. O câncer de mama pode ser detectado ainda na fase inicial, em grande parte dos casos. Isto aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso, a campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas”.

 

Hábitos saldáveis, segundo Zorina, ainda é a melhor prevenção. Recomenda- se a pratica de atividades físicas, orientação nutricional, evitar o tabagismo, o sedentarismo, além da exposição solar cumulativa, controle de peso, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoolicas.

 

Para o Presidente do IPMT, Paulo Dantas,  eventos como esses devem ser promovidos para os servidores e aposentados para que reconheçam a importância da prevenção de várias doenças e dos cuidados que devemos ter com a saúde. “Queremos cuidar dos servidores, aposentados e pensionistas, com essas ações buscamos também humanizar o atendimento daqueles que chegam até o IPMT buscando o tratamento para esses casos”, comentou.

 

“A palestra tem um papel muito importante no esclarecimento dessa doença que pode atingir qualquer mulher. Muitas vezes pensamos que isso não vai acontecer com a gente e descuidamos de nós mesmas. A informação é uma grande arma no combate ao câncer de mama”, declarou a auxiliar administrativa da Semcaspi, Antônia Costa.

 

OUTUBRO ROSA

 

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

 

 

 

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento.